BUSINESS E NEGÓCIOS NEWS REVISTA PEOPLE

Mercado óptico movimenta R$ 25 bi por ano no Brasil e apresenta retorno da tradicional Óticas Ernesto

Aberta para franqueados, marca faz parte do Grupo Ralson, que está em crescente pelo país
O mercado óptico tem sido um dos mais relevantes no que diz respeito a investimentos no Brasil. Conforme o IBGE, um número aproximado de 100 milhões de pessoas precisa de correção óptica, das quais 68 milhões ainda desconhecem essa necessidade. O uso exacerbado de telas na rotina em ambiente de trabalho e para leitura, por exemplo, influencia diretamente na aceleração de demandas por produtos desse nicho. Como consequência desses hábitos, mais de 70% dos usuários de óculos de grau consideram os óculos muito importantes para o dia a dia. Os dados são de pesquisa da Abióptica.
Haja vista este mercado em crescente ascensão, os estabelecimentos precisam estar atentos às novas tendências e necessidades do universo óptico mundial, mesmo os que são mais tradicionais. A Óticas Ernesto, por exemplo, com mais de meio século de história, buscou associar modernidade ao tradicionalismo. Sua trajetória, que começa na década de 40, em 1947, é marcada por notoriedade neste segmento, na Bahia. Agora, a responsabilidade do nome da marca foi adquirida por um novo grupo e se alastra por todo o país.
A história do empreendimento, pioneiro neste segmento na Capital Baiana, marcou o mercado óptico local. Ante os números crescentes do setor, a Ernesto transformou a sua tradição em originalidade e agora vem para os dias atuais, 77 anos após sua inauguração. Hoje, ela está ampliando os franqueados ao fazer parte do conglomerado Grupo Ralson (@ralsongrupo), liderado pelo empresário Rafael Alonso (@alonsorafa), junto à Ótica Salvador (@oticasalvador).
As marcas, que acabam de ser inclusas de forma repaginada no mercado, já somam mais de 25 pontos de venda em oito cidades, com 15 destas em modelo de franquias. A expansão prevê o poderio com as marcas chegando em 30 lojas ainda em 2024. A Ernesto é a mais tradicional do grupo, com o foco em um público que deseja segurança e um processo clássico.
Os números recentes só comprovam essa tendência. A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas informou que o faturamento do setor, de janeiro a setembro de 2022, apresentou crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2021, ano em que as vendas totalizaram aproximadamente R$ 22 bilhões. E essa demanda pode demorar a cessar: A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que metade da população do planeta será míope em 2050.
Para quem deseja ser franqueado da Óticas Ernesto, deve entrar em contato através do e-mail franquia@gruporalson.com ou pelo telefone (71) 99670-1161