CULTURA NEWS REVISTA PEOPLE TEATRO CINEMA TV INTERNET

O Último Azul” de Gabriel Mascaro competirá pelo Urso de Ouro no Festival de Berlim

 

O aclamado diretor Gabriel Mascaro, conhecido por seu trabalho em “Boi Neon” (2015) e “Divino Amor” (2019), levará seu novo longa, “O Último Azul” (em inglês, The Blue Trail), à competição oficial do Festival de Berlim 2025. O filme será exibido entre 13 e 23 de fevereiro e concorrerá ao prestigiado Urso de Ouro, maior prêmio da cerimônia. Este ano, o júri do festival será presidido pelo renomado diretor Todd Haynes, responsável por filmes como “Carol” (2015) e “Longe do Paraíso” (2002).

Com um elenco de peso, o filme é estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo. A trama se passa na Amazônia, em um Brasil distópico, no qual o governo decide transferir idosos para uma colônia habitacional para que “desfrutem” seus últimos anos de vida. A história acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos, que, antes de ser exilada, embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar seu último desejo. O enredo explora temas de resistência, amadurecimento e a busca por liberdade, com uma paisagem selvagem e instigante.

A previsão é de que o filme chegue aos cinemas brasileiros em 2025, com distribuição da Vitrine Filmes, levando aos espectadores uma reflexão sobre envelhecimento, isolamento e as forças que moldam o destino dos mais vulneráveis.

Esta marca a segunda vez que Gabriel Mascaro participa do Festival de Berlim. Em 2019, o filme “Divino Amor” foi exibido na Mostra Panorama, expandindo ainda mais a notoriedade do diretor. “O Último Azul” é também o primeiro filme brasileiro a disputar o Urso de Ouro desde 2020, o que coloca o Brasil em destaque novamente, após vitórias significativas, como “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, e “Tropa de Elite” (2008), de José Padilha, que conquistaram o prêmio máximo do festival.

Com uma história forte e uma direção que promete emocionar e provocar, “O Último Azul” tem tudo para ser uma das grandes atrações da próxima edição do Festival de Berlim e para os cinemas do Brasil.