CULTURA LIVROS NEWS REVISTA PEOPLE

Uma mulher para ficar de olho

Em setembro de 2025, Barbie DOG foi celebrada e premiada no evento “Mulheres que Brilham”, pela sua trajetória profissional marcante, que está só começando.

Sophia de Almeida Guimarães, Barbie DOG, é um nome que vêm se destacando em vários âmbitos, e em setembro de 2025 foi celebrada e premiada no Rio de Janeiro, em um evento exclusivo para mulheres, o “Mulheres que Brilham”.

Aos 26 anos, Sophia é escritora, pesquisadora, cantora e modelo independente. Nascida no Rio de Janeiro, já trabalhou com editoras de diferentes estados e lançou cinco músicas, incluindo uma em inglês, marcando sua primeira experiência internacional na música. Agora, prepara o lançamento de um livro totalmente escrito em inglês, também com alcance internacional.

Originalidade é a sua marca registrada — Sophia não copia processos, transforma dores, vivências e experiências pessoais em projetos autorais. Mistura ciência, individualidade e ficção para criar obras que carregam profundidade e autenticidade.

Barbie DOG foi premiada na cerimônia e saiu em uma matéria na revista “Mulheres que Brilham”, onde foi enaltecida pela sua trajetória de vida difícil, sua força e seu caminho profissional até o momento.

Barbie possui três livros individuais lançados:

  • “Sistema, A época do Imediatismo”, um valioso manual de filosofia/sociologia;

  • “Mulheres Alpha, o Almanaque”, livro de autoajuda feminista;

  • “Disque 180, Desumanização”, obra educacional que fez parte do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate da violência contra a mulher.

Sophia é um verdadeiro ícone feminista e uma voz influente no cenário de desenvolvimento feminino.

Além de seus livros individuais, Sophia também participa de antologias diversas — poesias, contos e roteiros. Sua escrita é focada em temas políticos, crime, terror psicológico, sobrenatural e gore (violência extrema), religião, espiritualidade, filosofia, sociologia e sexualidade.

Sophia possui diploma em Nutrição, com pós-graduação em Psiconutrição, utilizando-se, muitas das vezes, de conhecimento científico para enriquecer os seus escritos. Já estagiou na prefeitura, mais especificamente na UNAD – Unidade de Nutrição Annes Dias, área da saúde, assim como também já estagiou no notório Hospital Municipal Miguel Couto, como nutricionista.

Decidiu não seguir carreira na área e seguiu o seu sonho de fazer parte do mundo artístico.

“Nada foi perda de tempo, tudo que fiz e passei até aqui teve um motivo, até mesmo para a minha carreira profissional. Sem os diplomas eu não teria o conhecimento necessário para ser quem eu sou hoje, e não teria lançado livros tão ricos.”
Barbie DOG

No momento, Sophia foca nos editais nacionais e internacionais de escrita, com o objetivo de ampliar o alcance de suas obras, gerar renda e transformar seus projetos em políticas públicas de educação e cultura. Paralelamente, trabalha como modelo independente para financiar os seus projetos.

Visionária, já projeta o futuro: expandir sua produção literária e audiovisual, vencer editais, alcançar reconhecimento internacional e, a longo prazo, até lançar a sua biografia e criar uma marca própria.

“Eu tenho um caderno cheio de sonhos, objetivos e planejamentos. Às vezes imagino que, de fora, muita gente deve achar que estou perdida, que eu mudo de objetivo o tempo todo, e, na verdade, tudo sempre fez parte do plano. Sou muito ambiciosa e existe um leque muito grande de coisas que eu quero fazer, de coisas que eu posso fazer. Sei que tenho talento e capacidade.”
Barbie DOG

Após o recebimento do prêmio, Sophia fez um breve discurso, onde agradeceu a Deus e contou um pouco sobre a sua trajetória, profetizando muitas conquistas para ela mesma, assim como para o resto das mulheres do evento.

Ao ser questionada sobre a sua música, Barbie DOG foi breve:

“No momento, minha carreira musical se encontra parada. Estou dando foco para outras coisas. Existe uma hora certa para tudo.”

Em seu Instagram, @mcbarbiedog, Sophia compartilha todos os seus projetos, links de compra, suas músicas, seus livros, suas artes, matérias em revistas e jornais, etc.